27/05/2021 às 22:30

Racismo Estrutural e Fotografia no Fórum de Debates do FotoRio

35
1min de leitura

O Fórum de Debates sobre Racismo Estrutural e Fotografia do FotoRio foi potente e inspirador.

Conversar sobre a relação entre a fotografia e o racismo científico e como as fotos são criadoras de memórias e identidades em um evento importante como FotoRio é fundamental para se pensar quem produz as narrativas imagéticas e se elas respeitam os seus fotografados. Em minha fala disse que precisamos nos apropriar de diferentes formas e a fotografia é uma delas!

Fomos sociabilizados em uma sociedade que por séculos produziu o apagamento identitário e cultural de pessoas negras e os despropriou de sua linguagem, corporalidade e ancestralidade. Essa invisibilização repetidas vezes associada ao discurso que todos conhecemos, posicionou as minorias em um espaço de difícil mobilidade social que hoje a política e cultura de diversidade e inclusão em empresas e as ações afirmativas em instituições públicas buscam mudar esse cenário diante do protagonismo e reivindicação do movimento negro.Que nos apropriemos cada vez mais do que nos foi tirado e possamos ressignificar em forma de arte!

A fotografia nos possibilita ver esse movimento de um outro ângulo e espero que assistam a live no Youtube/Facebook do FotoRio.

27 Mai 2021

Racismo Estrutural e Fotografia no Fórum de Debates do FotoRio

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia fotografia documental fotógrafos negros racismo científico racismo estrutural

Quem viu também curtiu

04 de Mai de 2022

A fotografia como valorização e preservação da memória no candomblé

28 de Abr de 2021

Papo de Fotografia e Samba com Paulinho Sacramento e Ierê Ferreira

04 de Mai de 2022

O uso da fotografia na construção do imaginário social brasileiro

Logo do Whatsapp